Pedais de Efeito
Se existe algo que um guitarrista gosta é experimentar, testar e escolher efeitos e novas possibilidades para a sua guitarra. Sem desmerecer as novas pedaleiras digitais, mas nada como um bom set up de pedais. Existem alguns imprevistos, é verdade. Cabos, ligações, peso, transporte, alimentação, mal-contato… Mas tudo pode ser resolvido, principalmente se possuímos os pedais certos.
Para quem está começando, são sempre as mesmas perguntas: O que é um Delay? Meu Deus, pra que serve um overdrive? Reverb?? Bom a Mundomax hoje vai expor para você os efeitos mais tradicionais do mercado.
Distorção
Sem dúvida o efeito mais procurado por aspirantes a guitarristas e guitarristas profissionais. Em geral a distorção corta fora as frequências extremas de um som, complicou? Em outras palavras, ela elimina os agudos mais agudos e os graves mais graves, consequentemente criando um efeito de distorção. A Distorção é bastante usada por guitarristas de grunge, metal, hard core, hard rock, emo e rock em geral. Bandas como Pearl Jam, Metalica, AC/DC e Rolling Stones. Para quem gosta de Metal, pedais de efeito como Metal Zone da BOSS, possuem controles eficientes que podem ser ajustados para conseguir um som bem pesado.
Overdrive
Se alguém te disse que Overdrive e Distorção é a mesma coisa, pode esquecer. O Overdrive é apenas um ajuste de ganho além do que o mecanismo eletrônico pode aguentar, é o que muitos guitarristas fazem sem pedal, como Slash (ex Guns n’Roses) faz, ele satura o ganho da sua Les Paul para produzir uma distorção mais leve, porém suja. As vezes o canal limpo do seu amplificador pode gerar um overdrive se você jogar o volume lá em cima. Frequentemente guitarristas de blues e de rock utilizam um pedal de overdrive para dar um som mais intenso a guitarra.
Chorus
O Chorus funciona como um espelho para o som que você está produzindo, deixa a impressão de estar tocando em um violão de 12 cordas. Ele é um efeito sutil, mas indispensável para performances ao vivo. Ele dá um efeito trêmulo ao som do instrumento. Confira abaixo um dos melhores pedais chorus do mercado,
Delay
Mas não confunda Chorus com Delay. O Delay atrasa o som, ele repete exatamente o que você tocou logo em seguida. Pode ser usado para dar profundidade ao som ou criar um efeito elegante. O bom guitarrista do U2, The Edge, usa muito esse efeito, usa inclusive o DD3 da BOSS:
Flanger
O Flanger é basicamente um Chorus exagerado, soa quase como um avião a jato voando sobre você. Um excelente guitarrista que usa um pedal Flanger é Tom Morello (ex Rage Against The Machine e Audioslave).
Wah-Wah
Wah Wah é um pedal que altera o timbre. Você pode acionar o pedal para frente e para trás produzindo um som que soa como “Wah”. Ele é similar ao botão tone da sua guitarra. Um pedal Wah Wah muito bom, considerado como padrão da indústria, é o DUNLOP Crybaby.
Reverb
Reverb é um efeito que já vem incluso em muitos dos amplificadores. Ele simula a reflexão natural das ondas sonoras nas paredes do ambiente. Ele é frequentemente utilizado para dar uma sensação de profundidade ao som.
Comentários
Postar um comentário