Guitarra trastejando e agora?



Entao trastejamento 
Pode ter muitas causas, a mais comum ao meu ver é o braço da guitarra empenado.
Pode ser problema nos trastes, se for isso melhor é levar a um Luthier.
Vc olhou se a floyd ta rente ou inclinada?
Se ela tiver inclinada para dentro da guitarra vc vai ter que afrouxar o parafurro que segura as molas atras da guitarra, se tiver inclinada para frente, com a floyd pulando para fora da cavidade vc vai ter que apertar os parafusos ou até mesmo instalar outra mola se preciso.
Se estiver empenado, pra vc saber, segure a corda na primeira e na ultima casa.A corda deve estar a uma pequena distancia na sétima casa em relação ao traste, mas bem pequena mesmo, tipo meio milimetro.Se a corda estiver tocando o traste na casa 7(faça este teste com a corda mais grave) então o braço esta empenado para dentro, ou seja o tensor esta apertado demais..
No headstock(onde fica as tarrachas) tem um parafuso do tensor, vc tira a capinha de plastico, se ela possuir, usando a chave allen, com a guitarra de frente pra vc, tu gira em sentido anti horário, apenas 1/4 de volta.Vc ve se resolveu, caso não melhore espere mais 24 horas e veja novamente.
Se perceber que melhorou um pouco, mas não resolveu vc faz mais uma vez 1/4 de volta e espera mais 24 horas.Se não resolver assim, tu leva num luthier e não gira mais o tensor, senão vc f.ode com a guitarra.
Se vc fizer o teste segurando a 1° e ultima casa e tiver um espaço muito grande entre a corda e o trastes da 7° casa vc faz esse procedimento inverso, girando no sentido horario, mesmo esquema.

Espero que isso resolva, se não funcionar não mexa mais e leve a um luthier...

obs:.Nunca, mais nunca mesmo gire o tensor mais que isso

ALTURA DOS TRASTES
O ideal em um guitarra é que todos os trastes tenham a mesma altura, mas pode acontecer que, devido a algum problema, um ou mais trastes fiquem mais altos que os demais. Isso faz com que apenas algumas notas ou regiões do braço trastejem. Em casos mais graves o braço do instrumento fica com notas "mortas" ou seja, você tenta tocar aquela nota mas o som não sai de jeito nenhum.
Como Verificar: Aqui não tem muito segrado pois não precisa de nenhuma ferramenta para fazer o teste.
1) Afine com cuidado o seu instrumento (sempre faça isso antes de verificar qualquer ajuste).
2) Agora tente tocar nota por nota da guitarra em todas as cordas do instrumento e ver se o som em alguma delas está soando fraco, trastejando ou se a nota não está saindo. Procure dar a palhetada com naturalidade pois, por melhor que seja o instrumento, ela vai trastejar se a nota for tocada com muita força.
Esse é um ajuste de grau de dificuldade difícil para um leigo pois são necessárias ferramentas especiais e um conhecimento muito bom sobre instrumentos para saber qual o melhor método para consertar esse problema.Nunca tente fazer esse ajuste em casa, sob nenhuma hipótese.

O tensor é composto de uma barra metálica que é colocada dentro do braço do instrumento durante sua fabricação. Essa barra tem um sistema de ajuste que permite ao braço ficar mais curvo ou mais plano de acordo com a necessidade.
Pode parecer meio estranho mas o ideal é que o braço da guitarra não fique totalmente plano e sim com uma suave curvatura. Tão suave que é necessário examinar o braço com muita atenção para perceber isso.
Um braço muito curvo pode deixar o instrumento duro de tocar e com notas fora de tom e um braço muito reto pode fazer as cordas trastejarem demais.
Como Verificar: O ideal é medir com instrumentos de precisão adequados mas você pode ter uma idéia de como está o ajuste do tensor utilizando o processo a seguir.
1) Afine com cuidado o seu instrumento (sempre faça isso antes de verificar qualquer ajuste).
2) Segure a sua guitarra na posição que você usa normalmente para tocar (não faça a medição com a guitarra deitada pois não vai conseguir a medida correta).
3) Na corda mi grave pressione ao mesmo tempo o primeiro e o último traste do seu instrumento e observe os trastes na região central do braço. Para encontrar a região central você pode usar uma fita métrica ou um barbante. Verifique se a corda está encostada ou levemente afastada dos trastes na região central. Se estiver totalmente encostada pode parar por aqui pois o tensor vai precisar de ajustes.
4) Caso ela esteja levemente afastada dos trastes precisamos verificar se essa essa distância é a ideal. Não dá para medir isso com uma régua pois a distância é muito pequena. Então vamos improvisar usando um cartão de visitas comum. Tente introduzir o cartão entre a corda e o traste (na região central). Você já deve ter percebido que vai precisar usar três mãos para fazer esse teste. Peça a ajuda de um amigo ou coloque um capotraste na primeira casa da guitarra. Se cartão não entrar no vão ou ficar muito folgado em relação à corda o tensor pode precisar de ajustes.
Realmente, só com o Luthier podemos ter certeza de como está o ajuste do tensor. O grau de dificuldade desse ajuste é DIFÍCIL E PERIGOSO. Se você estragar o tensor com um ajuste errado a única solução será TROCAR TOTALMENTE O BRAÇO. Vou repetir mais uma vez para ficar bem claro: NÃO AJUSTE O TENSOR POR CONTA PRÓPRIA!!!!! (Pergunte ao seu Luthier quantas vezes ele já recebeu instrumentos com o tensor estragado pelo dono. A quantidade é bem maior do que se imagina).

Comentários

  1. o problema pode ser a corda inferrujada, pq na minha,guitarra só a segunda corda ta com esse som estranho, já tentei colocar pedaço de papel pra aumentar mais fica do mesmo jeito

    ResponderExcluir
  2. Vi muitos comentários e dicas sobre trastejamento, porém um sempre ficou de fora. É aquele provocado pelas cordas, formando um sulco nos saddles, o que leva a corda a soar como uma taquara ou corda esbarrando em alguma coisa, como o dedo, palheta, etc. Tal situação se resolve desbastando tal sulco com uma lima triangular, lixando o sulco ao nivel dos saddles. Tal procedimento exige conhecimento e perícia, uma vez que se fará necessário, após o lixamento dos saddles, a regulagem da guitarra. Para evitar desabores e maiores prejuízos, aconselho que tal procedimento seja feito por um bom Luthier.

    ResponderExcluir
  3. Isso é correto... Por isso uma boa dica é limpar muito bem todas as partes da guitarra toda vez que trocar as cordas

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Quando a guitarra tem o traste 0, antes da casa 1, o traste 0 é igual aos outros? ou é um traste mais alto?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas